Hoje faz 19 anos que o Galo foi rebaixado

No dia 27/11/2005, nosso Galo enfrentou o momento mais doloroso da nossa história: o rebaixamento para a Série B, selado após um empate sem gols contra o Vasco no Mineirão.

Aquele ano foi só mais um com problemas de gestão, dificuldades financeiras e uma administração péssima que não soube aprender com a temporada de 2004, quando escapamos por pouco do rebaixamento.

Mas vamos voltar para o dia 27/11/2005.

Mais de 46 mil atleticanos testemunharam no Mineirão a luta incansável daquele elenco durante o empate sem gols com o Vasco. E eu, em casa no radinho. Mas, infelizmente, diferente da temporada anterior, a Massa não conseguiu impedir o rebaixamento.

Mas a resposta do Atlético foi imediata: em 2006, o Galo conquistou o título da Série B, retornando à elite do futebol brasileiro com a raça que sempre caracterizou o clube e com a força da massa.

Porém, o que poderia ser lembrado como o dia mais triste do clube transformou-se em um símbolo de orgulho e resiliência. Ao apito final, a torcida atleticana, em um gesto emocionante, aplaudiu e entoou o hino do clube, demonstrando um amor incondicional e uma fé inabalável no futuro do Galo. O amor ao Galo gritou muito, mas muito mais alto que qualquer consequência desastrosa para o time.

Nossa paixão e apoio incondicional contrastam com a reação da torcida do menor de Minas, que protagonizou episódios de vandalismo e abandono, quando seu time foi rebaixado em 2019. Esse episódio encerrou qualquer discussão sobre tamanho de torcida e clube em Minas Gerais. A torcida deles deixou claro que, em Minas Gerais, a grandeza de uma torcida e de uma instituição se mede pela lealdade e pelo amor demonstrados nos momentos mais difíceis. E esse é o maior orgulho do Atleticano.

Hoje, às vésperas da 2ª final da Taça Libertadores da América que o Galo vai disputar, relembramos o rebaixamento, que foi apenas um capítulo da história grandiosa do Atlético. Relembramos, mas não com tristeza, e sim com orgulho da superação e da união que tornaram o clube e a torcida mais fortes. Não podemos perder esse sentimento, que é o principal traço da personalidade do atleticano. E vamos Galo, ganhar a libertadores!

Galo forte e vingador, sempre! 🖤🏴

Vitor Cunha

Time da semana fornecido por Sofascore