A temporada 2025 da Fórmula 1 começa em 16 de março e, com apenas um mês para o grande início, a novidade que agita os brasileiros é a estreia de Gabriel Bortoleto na Sauber, jovem brasileiro de 20 anos.
Bortoleto chega no grid da F1 carregando títulos importantes – campeão da Fórmula 3 em 2023 e da Fórmula 2 em 2024, com grandes desempenhos, como foi na vitória do Grande Prêmio de Monza, mesmo largando em último.
Vamos voltar para 2018, quando a estreia de Charles Leclerc, na mesma Sauber de Bortoleto, emocionou os fãs do esporte. O jovem talento monegasco conquistou o sonho de vestir o macacão da Ferrari, passando de uma equipe de fundo de grid para a equipe mais relevante da história.
Agora, em 2025, Gabriel Bortoleto assume um papel similar, ainda que em contextos totalmente diferentes. Ele chega à Sauber, mesmo sabendo das limitações – a pior equipe da temporada de 2024 – e carrega o mesmo brilho no olhar e o mesmo desejo de fazer história de Charles Leclerc. Enquanto o monegasco rompeu barreiras e subiu de nível em apenas uma temporada, Bortoleto tem a missão de mostrar seu potencial, mesmo que, por ora, com a baixa meta de apenas conquistar pontos.
Torcemos, mas não esperamos vitórias ou pódios de Bortoleto. Mas a paixão brasileira vai se manifestar em cada volta e em cada ultrapassagem. E assim como Leclerc, que fez história, Bortoleto tem a oportunidade de deixar sua marca.
O brasileiro ainda enfrenta o desafio de superar sua dupla na Sauber, o experiente Nico Hulkenberg, e extrair o máximo de um carro que muito provavelmente não terá entrega técnica.
Mas o futuro reserva ainda mais surpresas. Em 2026, a Sauber se transformará na Audi, abrindo um novo capítulo, dessa vez muito mais promissor, na história da equipe.
Essa transição promete trazer investimentos e tecnologia que podem entregar para Bortoleto, no segundo e último ano do seu contrato, um carro de ponta.
Por isso, agora a missão dos torcedores brasileiros é clara: apoiar nosso novo talento.
Gabriel Bortoleto não precisa e nem deve, carregar o fardo de vitórias imediatas. O seu papel é mostrar brilho, resiliência e paixão – valores que, combinados com o legado de grandes nomes como Ayrton Senna, inspiram e emocionam o brasileiro.